"Um conjunto de muitos universos, formas, ritmos,sotaques e culturas variantes. Mentes férteis e joviais, criatividade e porções de dedicação e senso critico.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Macalé e o movimento dos barcos

Sabe quando você resolve baixar um disco daquele cantor que um amigo falou bem certa vez, bêbado num botequim qualquer? Aquele cantor que você conhece uma ou duas músicas! Foi então que baixei o ótimo disco do Jards Macalé, do Macão.
Lançado em 1972, chame-se "Jards Macalé", o próprio nome. Nele composições com alguns de seus grandes parceiros, como o Torquato Neto (poeta marginal) em "Let's play that", Capinam em "Movimento dos barcos" e "Farinha do desprezo e Wally Salomão (ou Sailormoon) em "Mal secreto" - que tem uma versão bem bacana com Gal Costa, no épico "Gal Fatal" -, além de uma composição de Luiz Melodia, "Farrapo humano".
É um disco bacana, podem crer. O disco abre com "Farinha do desprezo", algo que flerta com o jazz (?). Quando surgiu no cenário conturbado do final da década 1960, naquela época calçada por negras botinas, existia uma dificuldade de encaixar o Macalé em algum ritmo preciso. Caiu na mpb. Caiu na maldição também, junto com Jorge Mautner, Walter Franco, Luiz Melodia e outros.
Certo é que Macãoproduziu algumas ótimaspérolas denossa música, por mais que boa (grande) parte do Brasil não saiba - há quem brinque com o cantautor, chamando-o de o "mais famoso desconhecido do Brasil".
O que chama muita atenção neste disco, em seu lado B, como não haveria de ser diferente, é a composição feita com Capinam, "Movimento dos Barcos", música que apareceu primeiro na voz de Maria Bethânia. A letra tem aquela melancolia do exílio: "estou cansado/ e você também/ vou sair sem abrir a porta/ e não voltar nunca mais..." Melodia e letra, poesia, nostalgia. "(...)E suportar a vida/ como um momento além do cais..."
Jards Macalé produziu ainda o famoso disco do Caetano, "Transa", em Londres, destino comum dos dois, junto de Gil, Jorge Mautner e Glauber Rocha, o eterno jagunço.
Vale a pena conferir este disco. É papo de boteco, mesmo. Dica de botequim.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=LI0eUu3reVg
http://www.youtube.com/watch?v=dusO5vIbOoE

Segue o link para baixar o albúm "Jards Macalé":
http://www.4shared.com/file/Eq2SSPyz/1972_-_Jards_Macal.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário