"Um conjunto de muitos universos, formas, ritmos,sotaques e culturas variantes. Mentes férteis e joviais, criatividade e porções de dedicação e senso critico.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

MG-ES: Carnaval, praia e ladeira


Minas e o mar. Em Minas não tem mar, com aquele tom jocoso, gabam-se os capixabas. Há quem diga mais: mineiros dizem mais: "o Espírito Santo nada mais é que uma grande faixa de terra, matas e colonos tardios que separam Minas de suas praias". É o que dizem.
Estou cá, em terras capixabas, longe do mar de morros das Minas e dos Geraes, o sertão e o cerrado, aquelaregião rosiana.
Mineiro curte praia como ninguém. O maior espetáculo do verão se dá com a sua chegada em Guarapari, Piúma, Guriri e demais praias desta costa.
Eu sou o quê mesmo? Cigano. Sim. Verdade. Andei com uma tal síndrome do cigano triste - criei isso. Sou sergipano e fico entre os dois mares acima referidos.
Aqui no ES faz calor, hoje. Em Minas também, diz o jornal. Carnaval de lá e cá ferverão. Vou-me pra Ouro Preto, cadim de paganismo é bom, sô. E viva a vida republicana! - por mais que eu more numa anarquia burra: prometo mudar, um dia.
Aqueçamos as canelas pra subir as ladeiras de Ouro Preto. E vamos aquecer os tamborins: afinal de contas, Minas também é samba.

Um comentário: