"Um conjunto de muitos universos, formas, ritmos,sotaques e culturas variantes. Mentes férteis e joviais, criatividade e porções de dedicação e senso critico.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Festa do Morro já começou!

No dia de hoje, deu-se início a 106ª Festa do Morro da Conceição de 2010, nesta segunda-feira aconteceu a Procissão da Bandeira, que este ano,teve como ponto da partida o  Sítio da Trindade,  o encontro dos fieis foi marcado às 17 horas e a saída as 18:00. A caminhada que terminou no Santuário, localizado no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, passou pela Estrada do Arraial, Igreja da Harmonia, rua Padre Lemos, seguiu para a rua Padre Allain, cruzou a Avenida Norte e indo pela rua Itaquatiara seguindo assim para o Morro.

Queima de velas
Quem conduziu o trajeto este ano foi o Padre José Roberto França, que participou pela primeira vez do evento religioso. Após a procissão, foi realizada a missa de abertura oficial da festa, no próprio Morro, presidida por Dom Genival Saraiva, Bispo de Palmares.

O tema  da 106ª Festa de Nossa Senhora da Conceição deste ano é " Mãe, Eis Aí os Teus Filhos"   homenageando em 2010 a Drª Zilda Arns, que faleceu em missão de paz no Haiti, no início deste ano e o Instituto de Medicina Integral de Pernambuco Profº Fernando Figueira - IMIP, pelos seus 50 anos de serviço médico-social em nosso estado.

Vale salientar que este ano a paróquia está com uma ação para ajudar a população de Palmares, atingidos pela chuva. A mesma vai estar arrecardando donativos  durante os dias de festa para que seja enviados aos desabrigados da cidade da Zona da Mata Sul.

A festa do morro vai contar com programação cultural, sempre após as celebrações das missas, haverá um show que terá uma temática diferente para cada noite.

As barracas com artigos religiosos gera renda para os comerciantes locais
A Festa de Nossa Senhora da Conceição é uma das  maiores concentrações de fiéis que acontece em Recife tendo como data específica o dia 08 de Dezembro. Missas,pagas de promessas,romarias e procissões acontece durante os festejos juntamente com manifestações folclóricas,barracas com comida típicas e parque de diversões.

Nesta mesma data  (08/12) acontece na Praia de Rio Doce - Olinda e Praia de Piedade em Jaboatão dos Guararapes a Cerimônia do culto afro em homenagem à Iemanjá. A Cerimônia conta com Toques de tambores,Oferendas e Banhos  de Purificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário