"Um conjunto de muitos universos, formas, ritmos,sotaques e culturas variantes. Mentes férteis e joviais, criatividade e porções de dedicação e senso critico.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Para inaugurar o Recife Multiverso nada melhor do que falar da EXPOIDEIA.



A EXPOIDEIA vem agregar 3 grandes pilares: Tecnologia, Sustentabilidade e Cultura. Pra ser mais exato será esses três componentes que forma a cadeia do desenvolvimento do futuro, o nosso tão enigmático futuro que já nos bate a porta de casa.

Um novo formato de evento está chegando em nosso estado dentro de 2 dias, A Feira do Futuro irá acontecer de 19 a 27 de novembro, nos Armazéns 13 e 13 no bairro do Recife.  Peço a todos uma salva de palma, afinal de contas, somos privilegiados por esse evento enriquecedor,somos sortudos, até por que tal acontecimento acontece uma vez por ano e sempre em alguma capital do Brasil.

OS PILARES que sustentam a EXPOIDEA são:

Sustentabilidade: A sustentabilidade avança com a tecnologia. Hoje essas duas vertentes se complementam. A sustentabilidade utiliza a tecnologia para ter maior alcance e penetração na sociedade.

Tecnologia: A evolução tecnológica modifica hábitos culturais e de consumo.

Modifica inclusive a própria tecnologia, que hoje muito mais o impacto ambiental que pelo puro e simples avanço.

Cultura: A cultura sofreu importantes transformações por meio da tecnologia. Hoje as pessoas se comunicam, geram conteúdo e produzem cultura com muito mais intensidade utilizando apenas um computador e suas ferramentas.

O obejtivo é  realizar a fusão entre  a tecnologia, sustentabilidade e cultura, fazendo da feira um evento de porte inovador, fortalecendo o nosso estado diante do cenário nacional. Seu Público - alvo vai desde Expositores a instituições de ensino interessadas em desenvolvimento academico de seus alunos.

 O motivo da EXPOIDEIA ser aqui em nosso estado? Humm, vou deixar a própria organização do evento explicar pra vocês:

O Estado é hoje um destino privilegiado pelos investidores públicos e privados no Nordeste. Esse ambiente promissor cria o contexto adequado para a discussão do futuro da inovação, aliando os objetivos estratégicos de companhias privadas a um ambiente fértil para geração de conhecimentos inovadores.

No tocante à inovação, o Estado sempre foi uma referência em ciência e tecnologia. Hospeda hoje o mais importante pólo de tecnologia do Brasil, o Porto Digital, entre outros núcleos de excelência, uma experiência na qual os saberes da sociedade civil, do governo e da academia convergiram para criar um ambiente inovador.

Como pólo principal de investimentos do Nordeste, atualmente, Pernambuco abriga no complexo industrial portuário de Suape o maior volume de investimento em um só local na recente história da economia nacional. Apenas a refinaria de Petróleo Abreu e Lima gerará, no auge da obra, 23.000 empregos, enquanto o Estaleiro Atlântico Sul emprega, hoje, 3.000 pessoas. Tal situação oferece o cenário ideal para construção de um debate estimulante sobre a questão da sustentabilidade.

No campo da cultura, é consensual a importância de Pernambuco na construção da cultura popular do Brasil, mas também na demarcação de um espaço brasileiro nos terrenos da cultura digital.

ECONOMIA. Pernambuco é a bola da vez dos investimentos públicos e privados no Nordeste. Esse ambiente promissor eleva a auto estima dos pernambucanos e cria o contexto adequado para a discussão do futuro.

TECNOLOGIA. O Estado sempre foi uma referência nordestina em ciência e tecnologia, resultado, em especial do desempenho acadêmico das Universidades e Centros de Pesquisas de Pernambuco. Mais importante ainda, a formação qualificada de recursos humanos e a criação de novas tecnologias beneficiam cada vez mais o setor produtivo e os serviços públicos.

SUSTENTABILIDADE. Pela mesma razão de ser o principal destino dos investimentos no Nordeste, Pernambuco é hoje o melhor lugar para se discutir sustentabilidade. Com uma tradição de gestão pública e forte participação da sociedade civil nas questões ambientais, o Estado apresenta boas iniciativas público-privadas nessa área.

CULTURA. Já é voz corrente que o diferencial da cultura pernambucana é a grande diversidade. Basta olhar para o seu carnaval.

E a riqueza cultural de uma região está na base da capacidade inovadora do seu povo. Com isso queremos fechar o argumento da escolha de Pernambuco para lançamento da Expoidea.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA COM OS DEBATES, PALESTRAS, RODADAS DE NEGÓCIOS, E MUITO MAIS, NO SITE OFICIAL DA EXPOIDEA:

http://www.expoidea.com.br/home/

Twitter:

http://twitter.com/expoidea

Nenhum comentário:

Postar um comentário